Capítulo 1
Viver com equilíbrio e alegria
A vida não é uma emergência. É uma maratona.
Aproveitando mal a vida
Nossa paz mental é determinada, em grande parte, pela nossa capacidade de viver o presente, independentemente do que aconteceu ontem ou no ano passado, ou do que possa nos acontecer amanhã, pois o presente é onde você está, agora!
Sem dúvida, muitos de nós aprendemos a arte neurótica de perder nossas vidas preocupando-nos com uma variedade de coisas ao mesmo tempo. Deixamos os problemas passados e as preocupações futuras dominarem nosso momento presente e, com isso, ficamos ansiosos, frustrados, deprimidos e sem esperança.
Por outro lado, adiamos nossa satisfação, nossas prioridades e nossa felicidade, convencendo-nos erradamente de que "algum dia" será melhor do que hoje. John Lennon disse certa vez: "A vida é algo que acontece enquanto estamos ocupados fazendo outros planos". Quando estamos ocupados fazendo "outros planos", nossas crianças estão ocupadas crescendo, as pessoas que amamos estão se mudando ou morrendo, nosso corpo está ficando fora de forma, nossos sonhos, se desfazendo.
Em resumo, estamos aproveitando mal a vida. Muitos a vivem como se fosse um ensaio de figurino para alguma festa futura. Não é. Na verdade, ninguém pode ter a garantia de que estará aqui amanhã. Agora é o único momento que temos e o único que podemos controlar. Quando nossa atenção está voltada para o presente, apagamos o medo de nossa mente.
Medo é a preocupação que temos com relação a eventos que poderão acontecer no futuro, ou seja, não termos dinheiro suficiente, nossos filhos enfrentarem dificuldades, ficarmos velhos e saber que morreremos, seja o que for. Para combatê-lo, a melhor estratégia é aprender a atrair nossa atenção para o presente. Viva seu presente com mais intensidade, e sua vida irá dar uma guinada de qualidade.