O Lado Esquerdo do Dia - Editora Viseu
Olá, visitante! Login ou Cadastro |

O Lado Esquerdo do Dia

- Rogério de Souza Santos (ver perfil)

Um livro intrigante que desafia o senso comum e a ordem natural das coisas. Nesta obra o autor mostra como a poesia pode ser saborosa e livre.

LEIA UM TRECHO

Adquira em outras lojas

Compartilhar:  

Descrição do Livro

O que salta aos olhos no que Rogério escreve não é exatamente essa narrativa fascinada pela linguagem. Nem tampouco o ritmo, num encadeamento que procura em cada frase o sentido da próxima, sua conexão plausível, mas nunca óbvia.
A palavra é sua cisma, não duvido, mas o que se esconde atrás dela é um momento histórico e cultural específico: um quadro onde se cruzam referências tantas e tão diversas que só poderiam caber nesse confuso mistério a que deram o nome de Brasil.
E embora o tema da nacionalidade não seja tão evidente em sua poesia, ele parece o fio invisível que une as pontas, atribuindo-lhes margem, centro e rumo. Como o negativo que antecede a imagem, em tudo o que Rogério escreve está antes inscrita sua impressão do que é ser brasileiro. Mais que uma identidade,
uma predisposição a olhar o mundo a partir de uma moldura característica, que evoca Oswalds, Duprats e Agrippinos pra liquidificar o tropical caroço do nosso angu.
Baseada nessa ótica peculiar, sua escrita vai aos poucos manifestando a filiação à mais saudável das motivações estéticas: o estranhamento.
Desconfiada do senso comum, da ordem natural das coisas e de tudo o que é dado por certo, sua poesia se mostra saborosamente livre pra dançar em praça pública ‘como Pomba Gira sem norte ou Exu na contra-mão’.
Ele quer se desamarrar de qualquer obrigação pra poder retratar em cada verso
o labirinto da busca pelo seu próprio avesso.

Ficha Técnica

ISBN 9788554545741
E-ISBN 9788554545758
Páginas 68
Edição número 1
Edição ano 2018

Newsletter

Quer ficar por dentro de nossas novidades? Assine nossa newsletter.

Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!