O Arianismo - A negação dos dogmas - Editora Viseu
Olá, visitante! Login ou Cadastro |

O Arianismo

A negação dos dogmas

- Pedro Paulo Fonseca (ver perfil)

Este trabalho busca colocar ao alcance do leitor um compêndio da história do cristianismo, para estimular entre cristãos o interesse no estudo do passado de sua igreja.

LEIA UM TRECHO

Adquira em outras lojas

Compartilhar:  

Descrição do Livro

Um livro intrigante que convida o leitor a refletir sobre alguns dogmas cristãos.
O arianismo é um termo que agrupa um conjunto de controvérsias que dividiram a Igreja Cristã desde um pouco antes do Concílio de Niceia.
A mais importante controvérsia tem a ver com a relação entre Deus Pai e Deus Filho. As grandes divergências arianas representavam para a unidade da Igreja, um grande perigo, e a causa real da luta estava nas diferentes interpretações.

Destacou-se nesta disputa o presbítero Ário ou Arius de Alexandria, encarregado da igreja conhecido como Baucalis.
Era já de certa idade e tido em alta conta como pregador de grande erudição, capacidade e devoção. Ário realçava que Cristo não era da mesma substância de Deus, tendo sido feito do “nada”, como as demais criaturas. Não era, por conseguinte eterno, embora o primeiro entre as criaturas e agente da criação do mundo. Cristo era, na verdade Deus em certo sentido, mas um Deus inferior, de modo algum uno como o Pai em essência e eternidade. No pensamento de Ário, portanto, Cristo não era nem perfeitamente Deus, nem perfeitamente homem.

Por isso, se Deus é um, não pode ser três e desta forma monoteísmo (religião que cultua um só Deus) e Trindade excluem-se mutuamente, daí a negação da Trindade e dos dogmas cristãos.

Ficha Técnica

ISBN 9788554544706
E-ISBN 9788554544713
Páginas 234
Edição ano 2018

Newsletter

Quer ficar por dentro de nossas novidades? Assine nossa newsletter.

Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!