Função Materna - uma aproximação do conceito de estrago materno - Editora Viseu
Olá, visitante! Login ou Cadastro |

Função Materna

uma aproximação do conceito de estrago materno

- Gabriel G. Rivera (ver perfil)

Este livro é resultado de uma pesquisa bibliográfica cujo objetivo é uma aproximação ao entendimento do papel da função materna no desenvolvimento de psicopatologias nos filhos...

Adquira em outras lojas

Compartilhar:  

Descrição do Livro

“Um grande crocodilo em cuja boca vocês estão – a mãe é isso. Não se sabe o que lhe pode dar na telha, de estalo fechar sua bocarra. O desejo da mãe é isso.” (Jacques Lacan)
Este livro é resultado de uma pesquisa bibliográfica cujo objetivo é uma aproximação ao entendimento do papel da função materna no desenvolvimento de psicopatologias nos filhos. Este estudo baseia- se no conceito de “estrago”, introduzido por Jacques Lacan no Seminário XVII O Avesso da Psicanálise (1992, p. 105): “O desejo da mãe não é algo que se possa suportar assim, que lhes seja indiferente. Carreia sempre estragos”, no qual tange um tema complexo que permite abrir um novo olhar sobre como abordar certas psicopatologias.
Todos os sujeitos podem eventualmente ser vítimas desse desejo descontrolado da mãe, por isso teorias sobre a relação de sofrimento psíquico e modos de funcionamento familiar precisam ser revisitadas através da lente do estrago materno. Sob essa perspectiva, intervenções psicoterapêuticas devem promover a diferenciação, separação, individualização e autonomia na relação estabelecida entre mãe e filho/a.

Ficha Técnica

ISBN 9786559851904
E-ISBN 9786559851911
Páginas 70
Edição número 1
Edição ano 2021

Newsletter

Quer ficar por dentro de nossas novidades? Assine nossa newsletter.

Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!