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12 maneiras de promover seu livro – Parte 3

22 de maio de 2021

12 maneiras de promover seu livro – Parte 3

Nunca pare de promover seu livro! 

“Sempre que um indivíduo ou empresa decide que o sucesso foi alcançado, o progresso para.” –Thomas J. Watson Jr. 

Nem todo livro, não importa quão bem escrito ou popular, irá agradar a todos. Nem mesmo JK Rowling ou Gabriel García Márquez puderam agradar a todos os leitores. Portanto, com isso em mente, esqueça qualquer pessoa que não faça parte do público-alvo do seu livro. Para ser um autor de sucesso comercial, você deve se concentrar em levar seu livro às pessoas que obterão mais valor com sua leitura. Como? 

Vamos continuar nossa série de três partes sobre algumas dentre as diferentes maneiras que você (e sua editora, se tiver uma) pode usar para promover seu livro hoje e colocá-lo em mãos certas. 


# 8. Participe de fóruns 
Os fóruns online são uma maneira fácil de as pessoas trocarem ideias sem as restrições geográficas, e os fóruns foram criados em torno de praticamente qualquer tópico que você possa imaginar. Porém, o mais importante para nossos objetivos, os fóruns podem ajudar os leitores que buscam as informações de que você dispõe a encontrar você e seu livro com mais facilidade. 

Primeiro, vá para os fóruns onde o público-alvo do seu livro se reúne, a fim de obter conselhos ou suporte. Em seguida, faça uma conta e se comprometa a ser uma presença regular por lá. Ajude outras pessoas e compartilhe seu conhecimento onde puder. 
A chave é que muitos fóruns permitem que seus usuários adicionem linhas de assinatura para que possam inserir links ou mensagens para se promoverem. Se você ajudou alguém, os leitores do fórum frequentemente desejarão saber mais sobre você e seguirão os links em sua assinatura. Dessa forma, você e seu livro podem ganhar mais visibilidade entre seu público-alvo e fazer mais vendas. 


# 9. Envie e-mails para a sua lista 

Não importa se você é um autor, cantor, fabricante de tortas ou encanador, a primeira coisa de que precisa hoje em dia, se deseja permanecer no mercado, é criar (e crescer) uma lista de e-mail onde você possa se promover. 
Como autor, você pode usar sua lista de e-mail para cultivar relacionamentos com seus leitores e aumentar as vendas de livros. Você vai querer enviar e-mails ocasionais para promover seu livro, bem como outros e-mails de construção de relacionamento relacionados. 

Você pode começar sua lista perguntando a seus contatos ou a qualquer outro público atual que tenha, se eles gostariam de entrar em sua lista de e-mail. O segredo é obter a
permissão das pessoas para enviá-los por e-mail. Para ajudar, eu recomendaria usar um serviço como o Mailchimp – eles fornecem ferramentas para que os membros em potencial da lista possam facilmente assinar (ou cancelar a assinatura de) sua lista de e-mail e para que você possa enviar suas mensagens nos dias e horários que escolher. 

Se o que você envia para sua lista de e-mail é útil e interessante, as pessoas vão querer ouvir de você. 


# 10. Seja entrevistado 

Todas as formas de mídia, incluindo programas de TV, jornais, revistas, sites, programas de rádio e podcasts apresentam regularmente entrevistas com autores de livros. Dessa forma, os programas de mídia passam a oferecer algo novo ou interessante para seus telespectadores, leitores ou ouvintes, e o autor do livro ganha visibilidade entre novos públicos. E se o público estiver certo, o autor poderá vender mais livros consequentemente. 
Tente apresentar meios de comunicação individuais como autor de um livro a ser entrevistado, mas comece com ofertas de nicho, antes de trabalhar para obter oportunidades de público maiores. Dessa forma, você pode aprimorar suas habilidades e demonstrar os sucessos anteriores que teve, se necessário. Lembre-se também de que o fato de você ser o autor de um livro geralmente NÃO é o que interessa ao pessoal da mídia. Eles querem saber quais informações intrigantes ou úteis você pode fornecer ao público. Concentre-se nisso e consolide seu argumento de venda. 


# 11. Use a mídia social 

Você está ativo em uma ou mais plataformas de mídia social como Facebook, Twitter, Instagram, LinkedIn, Telegram, Tiktok ou Pinterest? Você tem um bom número de seguidores engajados lá? Ou, se ainda não o fez, isso seria algo do seu interesse? 

Se você tem seguidores engajados nas mídias sociais entre as pessoas que pertencem ao público-alvo do seu livro, promovê-lo pode ser uma ótima maneira de aumentar suas vendas. 

Você não quer sobrecarregar seus seguidores de mídia social com seus esforços de promoção de livros, mas também não quer que esses esforços passem despercebidos, então esteja preparado para promover seu livro regularmente em suas contas de mídia social, fale sobre outras coisas também. A maioria dos profissionais de mídia social recomendam que apenas 20-25% de suas postagens sejam promocionais; o resto deve ser conexões amigáveis regulares. E se você tiver uma conta no Twitter, tente tornar um de seus tweets relacionados a livros “fixos”, para que fique permanentemente no topo do feed de sua conta. Mas para todas as suas contas de mídia social, tente usar fotos e gráficos interessantes e relevantes ao promover seu livro, pois eles são mais atraentes e podem encorajar mais engajamento. 

Para continuar aumentando suas vendas de livros por meio de seus esforços de mídia social, trabalhe para aumentar a quantidade de seguidores que pertencem ao público-alvo de seu livro.


# 12. Faça palestras 

Bons palestrantes irão inspirar seu público. E para os autores de livros que falam, inspirar um público também pode inspirar mais vendas de livros. 

Dependendo de quem seja o público-alvo do seu livro, tente dar uma palestra em uma escola, universidade, grupo religioso, empresa, centro comunitário, clube do livro ou outra organização. Se estiver falando para um clube do livro, você pode começar sua palestra apresentando o livro junto com você. No entanto, o momento certo para falar sobre seu livro pode variar de acordo com o público, o local e sua preferência. 

Para aumentar sua chance, você pode promover vendas no fundo da sala, após a palestra ou distribuir cartões de visita com o site do seu livro, em que as pessoas possam comprar uma cópia. De qualquer forma, a chave é enfatizar o que o livro fará pelo seu público e inspirá-lo a agir. 

Com esta série de três partes, espero que você tenha aprendido algumas maneiras novas e excelentes que você (e sua editora, se tiver uma) pode usar para promover seu livro. Mas lembre-se de que a promoção do livro deve ser feita regularmente junto ao público certo, para ser eficaz. E se precisar de ajuda, estamos aqui para lhe ajudar.


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