Lapidação editorial não é censura! - Editora Viseu
Olá, visitante! Login ou Cadastro |

BLOG


Lapidação editorial não é censura!

19 de abril de 2021

Lapidação editorial não é censura!

Muitos autores estremecem quando escutam da editora – vamos lapidar sua obra. Alguns chegam aqui na Viseu com um escudo e uma espada dizendo: “não quero que mexam em nada da minha obra!” E nós os compreendemos! Afinal, colocaram muito estudo, empenho e dedicação em suas obras para alguém simplesmente mexer e/ou modificar seus trabalhos.

Entretanto, o que muitos não entendem é que lapidar a obra é um trabalho em conjunto, que compreende editor e autor, os quais juntos buscarão entender a obra como um todo e se a forma como ela está escrita é a mais correta para atingir o público-alvo do referido escrito.

Além de toda a revisão ortográfica que a editora faz, entendemos que certas partes necessitam ser ajustadas para ficarem mais atrativas ao leitor, mas apenas são direcionados determinados ajustes como sendo SUGESTÕES, pois nunca iremos alterar o estilo literário de nossos autores, ou ainda censurá-los em suas ideias e formas de expressão.

Não é nada parecido com “tire essa parte”, “mude isso aqui” ou “precisamos que você mude o final”. É algo mais parecido com – “olha, aqui a mensagem ficou confusa. É isso mesmo que você quis dizer?”, “Essa parte não casou muito com essa outra aqui, não seria melhor incluir isso aqui? O que você acha?”.

A liberdade criativa é algo que prezamos demais. Queremos que nossos autores estejam livres para voar, jamais seremos “gaiolas” para nossos escritores. Todavia, temos o compromisso de apontar algumas adequações visando sempre o êxito e a melhor compreensão da obra. Caso haja algum excerto que mereça um olhar mais crítico (casos de homofobia, racismo, intolerância religiosa, machismo entre outros), prontamente comunicaremos ao autor/a do texto, até como um compromisso ético de nossa parte, objetivando tornar o texto o mais receptível possível, mas a palavra final será dele/a.

Nossa missão é construir a melhor ponte para você entregar aos leitores a sua história, poesia, ensinamentos de vida, experiências etc… Por isso, ao ofertar uma lapidação aos autores, não estamos estabelecendo censura, mas apenas oferecendo sugestões de quem entende o mercado e que trabalha com isso dia após dia, ano após ano, sempre na busca de melhores resultados para ambos, autor e editora. No entanto, ao final, reiteramos, a decisão se acata ou não as sugestões será sempre do escritor. 😌

Newsletter

Quer ficar por dentro de nossas novidades? Assine nossa newsletter.

Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!