Ajuda para escrever um livro! - Editora Viseu
Olá, visitante! Login ou Cadastro |

BLOG


Ajuda para escrever um livro!

13 de abril de 2021

Ajuda para escrever um livro!

Escrever e publicar um livro é uma experiência gratificante. No entanto, nem tudo são flores. Não espere apenas receber elogios por sua grande obra-prima. A jornada inclui sentar e escrever, e isso requer muito trabalho, tempo e dedicação. 

Para muitos autores iniciantes, o processo de escrever um livro pode não ser tão tranquilo quanto pensavam. Eles podem ter uma ideia fantástica, mas apresentam dificuldade em colocá-la no papel. Ou ainda, podem ter começado de forma maravilhosa, mas depois têm problemas para encaminhar o livro até o final. No entanto, isso não significa que eles não possam ou não vão concluir essa trajetória autoral, apenas o processo irá requerer um pouco mais de trabalho para se aprumar e estabelecer o fio condutor certo. 

É normal que os escritores busquem ajuda para realizar seus sonhos literários. É por isso que hoje gostaria de compartilhar com vocês alguns aspectos em que poderão obter ajuda e auxílio na escrita de um livro. 

1. Livros sobre redação

O primeiro ponto de parada para escritores e aspirantes a escritores em busca de ajuda pode ser um livro sobre redação. Ao longo dos anos, muitos escritores experientes compartilharam seus processos, dicas, truques, triunfos e fracassos também sob a forma de livros para o benefício de outros escritores. Esses livros podem inspirar e motivar você a concluir seu trabalho autoral. 
Livros sobre escrita estão disponíveis em qualquer livraria, online ou física. Dentre os livros populares sobre escrita incluem-se: On Writing Well, de William Zinsser (para escritores de não ficção) e On Writing, de Stephen King (para escritores de ficção). Você tem outros favoritos para compartilhar? 

2. Grupo de Escrita 

Embora a escrita seja um trabalho tipicamente solitário, uma dinâmica de grupo e o apoio de outras pessoas são benéficos para muitos escritores. Encontre um grupo de escritores ou uma comunidade de escritores em que possa ingressar ou comece um você mesmo! Pode ser na sua vizinhança, na sua comunidade local ou totalmente online. 

Em um grupo de escritores, comumente há um revezamento em que se compartilha saberes, ideias e leituras críticas, o que é fundamentalmente enriquecedor, pois tem-se a chance de ler e comentar o trabalho uns dos outros, apoiando o progresso e auxiliando entre si. Essas críticas podem ajudar os escritores a obter novos insights sobre seu trabalho e a se sentirem apoiados por outras pessoas que estão empreendendo uma jornada semelhante.

No entanto, é muito importante que os membros do grupo saibam como fornecer e receber críticas construtivas de forma adequada. Ninguém quer sentir que seu trabalho está sendo atacado, afinal. Há muitas maneiras de tecer apontamentos sem constranger a outrem. Uma técnica muito bacana é a de exigir duas respostas positivas para cada uma negativa. Mas sejam quais forem as técnicas ou regras básicas que o grupo use, o segredo é que todos obtenham algo de positivo com a troca. 

3. Curso de redação 

Não está muito convencido sobre entrar ou começar um grupo de redação? Tudo bem. Um curso de redação pode fornecer todos os benefícios de um bom grupo de redação, mas de uma forma mais estruturada. Esse tipo de curso normalmente fornece aos alunos instruções e exercícios de redação, bem como um fórum guiado para compartilhar seu trabalho e apoiar seus colegas escritores. O trabalho do professor é servir como um moderador gentil e conduzir o grupo em direção a um maior progresso. Embora um curso de redação possa ser útil para muitos tipos de escritores, ele também pode ser particularmente valioso para escritores que são relativamente novos, isto é, iniciantes rumo à caminhada autoral. 

4. Crítico literário 

Você é o tipo de escritor que sabe exatamente o que quer? Ir a um crítico literário é uma oportunidade individual para enfocar as áreas problemáticas do seu projeto de redação e fazer um progresso real sob a orientação de um especialista. Todos os comentários e discussões são focados em sua escrita e em como obter os resultados do livro que você deseja. Ao contrário de um curso de redação, é você quem define o ritmo e, em seguida, o crítico fornece a responsabilidade personalizada de que você precisa. 

A chave para ter um relacionamento de trabalho produtivo com seu coach, no entanto, é uma boa comunicação. Tente fazer ao seu coach literário perguntas específicas sobre cada capítulo ou seção, a fim de ajudá-lo a identificar o que precisa ser melhorado e como fazê-lo. Além disso, deixe-o saber o que está e o que não está funcionando em suas sessões. Este é seu tempo e seu processo. Ajude seu treinador a ajudá-lo a obter o máximo dele. Afinal, vocês dois estão determinados a fazer seu livro dar certo. 

5. Ghostwriter

Está na hora de apertar o botão do pânico? Se as coisas realmente não estão funcionando e parece que seu livro não tomará forma a qualquer momento no próximo século, talvez seja hora de considerar os serviços de um escritor fantasma. Um ghostwriter é um escritor profissional que pode pegar suas ideias, um esboço ou um livro parcialmente acabado e rapidamente transformá-lo na obra-prima que você tinha em mente o tempo todo. Embora um ghostwriter normalmente não seja barato, os serviços oferecidos por ele podem ser apenas o investimento que suas ideias exigem.

Seja qual for o caminho que você escolher, eu realmente espero que este minimanual o incentive a seguir em frente com seu livro e se precisar de ajuda, venha conversa com nosso time.

Boa sorte!

 

Newsletter

Quer ficar por dentro de nossas novidades? Assine nossa newsletter.

Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!