Como criar uma rotina de escrita que funcione para você - Editora Viseu
Olá, visitante! Login ou Cadastro |

BLOG


Como criar uma rotina de escrita que funcione para você

08 de julho de 2020

Como criar uma rotina de escrita que funcione para você

Você é um escritor? Apostamos que sim. Um escritor é qualquer pessoa que escreve. Ainda assim, você pode se perguntar “Como um escritor escreve?” e “Como posso melhorar minha escrita?”.

O modo como um escritor escreve varia muito de escritor para escritor. Alguns escritores só escrevem quando atingidos, como um raio, pelo dom da inspiração. No entanto, a maioria dos escritores credita à suas rotinas de escrita o poder de colocar suas palavras no papel sempre que quiserem.

Uma rotina de escrita te ajuda a aproveitar sua inspiração à vontade. Mas o que é isso? Uma rotina de escrita, é simplesmente um conjunto de condições que você cria para melhorar sua qualidade de escrita e escrever de maneira mais produtiva.

Dicas para criar uma rotina de escrita

Ao desenvolver sua própria rotina de escrita, os pontos mais importantes a serem lembrados são tentativa e erro e ouvir a si mesmo. Busque descobrir o que funciona para você e sua escrita. Se algo não funcionar, tudo bem. Não tenha medo de experimentar diferentes elementos da rotina de escrita até encontrar aquilo que funcione melhor para você.

Uma vez estabelecida sua rotina de escrita, ela pode permanecer a mesma por décadas, assim como um amigo de confiança, ou pode mudar com o tempo à medida que você e sua vida evoluem, como mudar de uma casa para outra. Em ambos os casos, está tudo certo. Sua rotina de escrita, no final das contas, é completamente sua.

Pontos importantes para uma rotina de escrita

Gostamos de pensar em uma rotina de escrita como uma receita de bolo. Alguns acreditam que um bolo, para ser gostoso, deve levar chocolate, enquanto outros votam na baunilha clássica ou sonham em adicionar frutas, licor e nozes. No entanto, a verdadeira questão é: Qual é seu bolo predileto? O que é mais importante para você e para sua escrita?
Vamos descobrir!

Aqui estão alguns ingredientes que você deve considerar ao criar sua própria rotina de escrita:

Horário do dia: Quando você se sente mais criativo ou produtivo? De manhã, à tarde, à noite ou de madrugada? Escrever durante esse período pode ter efeitos positivos na sua escrita.

Dia da semana: Dependendo de sua agenda, um determinado dia da semana pode ser melhor para a sua escrita. De segunda à sexta-feira você está se sentindo exausto? Tente escrever no fim de semana, quando você estiver um pouco mais relaxado e com espaço mental. Você tem a casa livre toda terça-feira? Você pode tentar escrever nessa janela então. Procure traçar seus espaços livres dentro da semana, arrisque escrever neles e veja como se sai.

Metas de escrita: Alguns escritores estabelecem metas regulares para si mesmos, como escrever duas horas por dia, escrever 500 palavras por dia ou escrever um capítulo do livro por mês. Qualquer que seja o objetivo que você possa criar para si mesmo, apenas defina um objetivo razoável no início. Você sempre pode aumentar a dificuldade do seu objetivo mais tarde, depois de atingir consistentemente o seu objetivo previamente estabelecido. Isso te dá a sensação de progresso e te encoraja a continuar.

Vestimenta: O que você veste pode influenciar como você se sente sobre si mesmo e a tarefa em questão – nesse caso, escrever. Você tem uma roupa ou acessório específico, talvez um chapéu, um cinto ou um par de brincos, que faça você se sentir especialmente criativo quando o veste? Quando você começa a associar uma melhor escrita a uma determinada peça do seu guarda-roupa, colocar essa peça de roupa ajudará a sinalizar ao cérebro que é hora de escrever. (Trabalhamos com muitos escritores; tem um que usa uma camiseta na qual escreveu a palavra "autor best-seller" - e essa é a pista, segundo ele nos disse, para que sua família o deixe em paz porque está escrevendo.)

Som: O som distrai ou incentiva sua criatividade? Se você escreve melhor em um ambiente silencioso, faça disso um recurso central da sua rotina de escrita. Por outro lado, se sons tendem a trazer o melhor do seu trabalho, há muitas coisas que você pode experimentar. Desde diferentes gêneros musicais, níveis de volume até mesmo outros ruídos que não sejam música. Alguns autores adoram ruído branco, e com isso buscam escrever em lugares movimentados ou ainda colocam alguma trilha no Youtube com sons de água, cachoeira, cafeterias e etc...

Outras pessoas: Embora a presença ou ausência de outras pessoas na sua rotina de escrita esteja frequentemente associada a níveis de ruído, esse não é necessariamente o caso, principalmente se você possui um par de fones de ouvido com cancelamento de ruído. Alguns escritores naturalmente querem escrever quando ninguém mais está por perto, valorizando a mentalidade do "espaço próprio". Outros escritores prosperam em um ambiente onde sempre há muitas pessoas por perto, como um café, restaurante, saguão do aeroporto ou até mesmo em casa, junto da família.

Ferramentas: Uma boa rotina de escrita leva em consideração as ferramentas que ajudarão você a fazer bem o trabalho. Você escreve melhor no seu laptop ou no seu computador de mesa? Com uma caneta e um bloco de notas ou com um lápis e algumas folhas de papel soltas? Você escreve melhor quando está sentado no sofá ou à mesa numa cadeira ergonômica? Quem sabe seja sentado em uma cadeira de encosto reto (talvez na sua sala de jantar ou em um café)? E os materiais de referência? Você prefere folhear páginas de livros ou consultar vários sites? Ou ainda prefere preencher páginas de cadernos com sua pesquisa? Existem muitas ferramentas que você pode usar para te ajudar a escrever.

Hora de experimentar
Estas são apenas algumas das opções a serem consideradas no desenvolvimento de sua própria rotina de escrita. Você já experimentou algum deles? Comece testando o que te parece mais aplicável e crie uma rotina de escrita que seja a sua cara. Seu livro está esperando por isso! 

Lhe convidamos a compartilhar conosco nos comentários como é sua rotina de escrita atualmente! 
 

Newsletter

Quer ficar por dentro de nossas novidades? Assine nossa newsletter.

Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!