8 etapas essenciais antes de publicar o seu livro. - Editora Viseu
Olá, visitante! Login ou Cadastro |

BLOG



Onde Publicar meu livro

                                          Publique seu Livro
 

8 etapas essenciais antes de publicar o seu livro.

27 de maio de 2021

8 etapas essenciais antes de publicar o seu livro.

Seu livro está concluído ou quase concluído. 
O que você precisa saber e fazer, antes de publicar sua obra oficialmente? Como você pode se destacar da multidão e dar ao seu leitor a certeza de que vale a pena ler o seu livro? 

8 etapas essenciais antes de publicar o seu livro. 

1. Escreva um bom livro 
2. Obtenha leitores beta 
3. Aceite bem as críticas 
4. Obtenha mais leitores beta 
5. Feche contrato com um bom editor 
6. Garanta que o seu livro seja revisado 
7. Tenha uma capa incrível 
8. Tenha um design interno impecável 

Etapa 1: Escreva um bom livro 
Bem, dããã, você provavelmente está pensando... 

Você ficaria realmente surpreso com o quão ruins alguns livros publicados sem os passos descritos a seguir realmente são. É uma pena, porque existem tantos materiais bons publicados por aí, e quando se publica por plataformas sem nenhum tipo de zelo ou cuidado com , isso acaba manchando a imagem de novos autores. Não seja mais um daqueles autores que ficaram tão entusiasmados com o lançamento na Amazon, mas que se esqueceram da regra número um – certificar-se de que o você deu o seu melhor antes de publicar o seu material. 

Como posso ter certeza de que meu livro é bom? 

Se você está feliz com o enredo, os personagens, a prosa e a narrativa – genuinamente orgulhoso de seu trabalho – então está um passo mais perto de ter um produto acabado e um "bom livro". 

No entanto, ler e verificar por si mesmo não é a resposta. Quer você ache isso bom ou não, haverá pessoas que discordarão de você. Haverá pessoas que encontrarão erros que você não conseguiu identificar depois de lê-lo cinquenta vezes. Nesse estágio, então, você precisa de leitores beta. 

Os leitores beta oferecerão suas opiniões honestas sobre o seu trabalho.

Passo 2: Obtenha leitores beta 

Os leitores beta são pessoas que leem o seu livro do início ao fim e dão a você uma opinião crua e honesta. Alguns destes leitores também são escritores, e outros apenas pessoas que adoram ler. De qualquer forma, eles estão recebendo um livro grátis, então é uma situação ganha-ganha.

No entanto, pode ser surpreendentemente difícil encontrar pessoas para fazer uma leitura beta, especialmente se o seu livro for longo. Muitos dizem que não têm tempo para ler e outros preferem apenas curtir um livro, sem a pressão de ter que explicar seus erros. Aqui está uma lista mais clara de pessoas que não são bons leitores beta. 

A quem você não deve perguntar: 

Ao seu melhor amigo. Mesmo que estejam superansiosos, sempre há uma chance de perderem o interesse ou nunca encontrarem tempo para sentar e ler. Você continuará a importuná-los, eles se sentirão constrangidos com isso e você pode perder amigos. Acontece. 

Sua mãe. Provavelmente, sua mãe vai adorar o que você escrever, não importa o que aconteça, e é menos provável que aponte áreas onde o texto deva ser melhorado. Se você quiser ouvir uma série de elogios, sua mãe é a melhor pessoa para ler seu livro, embora, muito provavelmente, esse feedback não virá permeado pela crítica mais honesta. . 

Sua namorada / namorado / esposa / marido. Novamente, é improvável que alguém próximo a você seja completamente honesto e diga coisas que precisam ser melhoradas. 

A quem você deve perguntar: 

A outros escritores. Os escritores conhecem seu ofício, e um autor experiente (especialmente alguém que escreve no mesmo gênero / campo que você) estará pronto para apontar qualquer coisa que não pareça correta. Eles serão capazes de oferecer críticas construtivas e até mesmo oferecer sugestões não apenas sobre o que precisa ser melhorado, mas como fazer para ajustá-lo. 

Editores. Editores são pessoas que amam livros e provavelmente não vão cobrar pela leitura beta de seu livro de graça. Editores e revisores têm experiência nesse tipo de coisa e não terão vergonha de apontar aquilo que pode ser melhorado. E se eles se interessarem pelo seu projeto, você já terá editor e, quiçá, revisor, muito bem resolvido (mais sobre isso depois). 

Onde você pode encontrar leitores beta? 

Grupos de crítica e grupos de escritores estão em todos os sites de mídia social como Twitter e Facebook. Seja amigável, seja humilde e esteja disposto a ler o trabalho de outras pessoas também. Assim, você terá um grande grupo de leitores beta (e possivelmente futuros clientes) clamando por seu livro. 

Passo 3: Aceite bem as críticas 
Não envie seu livro para alguém e espere que ele diga que tudo está perfeito. Sempre haverá uma ou outra crítica, até mesmo várias. Aprenda a aceitar e a filtrar. Essa leitura crítica irá sinalizar pontos obscuros ou não compreensíveis. Isso só não acontecerá caso sejam aqueles leitores que estão na lista "NÃO DEVE" acima.

Pense na crítica como um presente gratuito que o ajuda a tornar seu livro melhor. Mesmo que eles o destruam, pergunte-se "por quê?" Se alguém disser – "seu livro é uma porcaria" sem nenhum significado por trás dele ou maneira de justificá-lo, então, por suposto, ignore-o. Mas se você receber comentários como "a descrição de X no Capítulo Y parece um pouco errada", "você tem um erro de continuidade no momento em que o personagem principal pensa isso no Capítulo Dois, mas isso no Capítulo Nove", ou simplesmente "esta parte não faz sentido ", então você tem algo com que trabalhar. 

As pessoas não estão tentando machucar você, mas às vezes pode parecer assim. É como ouvir que seu bebê é feio. Mesmo que sua criança não seja o padrão de beleza que esperem de uma criança, não importa, é o seu filho e você vai adorar de qualquer maneira. 

Aceite bem as críticas e use-as. Se um leitor acha que algo está errado, é altamente provável que outros concordem com ele. 

Etapa 4: Obtenha mais leitores beta 

Isso mesmo. Limpe seu manuscrito e envie-o para mais leitores beta com as novas melhorias. Esperançosamente, você terá algum interesse de seus leitores originais em ler a nova versão. Isso é ideal, porque eles permitem que você saiba se as suas alterações estão melhores do que antes e coisas extras que você pode ter perdido. 

O estágio beta é uma dor, mas é necessário se você quiser ser levado a sério como escritor.

Passo 5: Feche contrato com um bom Editor 

Se por um lado, umas das principais desvantagens de estar começando no mercado e ser um novo autor é, muitas vezes, você ter que pagar pelos serviços de edição tirando do próprio bolso. Por outro, a vantagem é saber o que está comprando e poder escolher o editor certo para você. 

A primeira etapa da edição é fechar contrato com um bom editor. Esse profissional analisa sua obra e lhe guia neste caminho literário, para que você possa ter mais sucesso. Ele verifica coisas como repetição (e quais sinônimos você pode usar), palavras que podem ser substituídas para ter um impacto maior e uma "limpeza" geral de suas frases mais fracas. Os leitores beta não farão isso por você, mas um editor profissional pode ajudá-lo a fazer seu manuscrito brilhar. Além disso, ele frequentemente trabalhará com uma equipe que vai deixar seu material ainda mais atraente para o mercado. 

Etapa 6: Garanta que o seu livro seja revisado 

Todos os estágios são importantes, mas podem (talvez) ser ignorados, se você for um escritor mais experiente com uma base de fãs já estabelecida. No entanto, a revisão é fundamental. 
O que um revisor faz? 

Você não pode identificar cada erro sozinho. A correções revisor:
Tipográfica 
Erros de pontuação 
Erros gramaticais 
Erros de ortografia 
A menos que seu livro seja muito, mas muito curto e você mesmo seja um revisor, é uma ótima ideia contratar alguém para verificar as inadequações acima citadas. 
Infelizmente, uma quantidade enorme de livros são publicados sem zelo algum e não chegaram nem perto de um revisor. Eles estão crivados de erros de ortografia, construção textual tensa e frases incompletas, arruinando o fluxo de leitura e, muitas vezes, deixando os clientes pagantes frustrados e insatisfeitos. Para evitar se tornar um desses redatores, contrate um revisor para polir e aperfeiçoar cada frase. 

Passo 7: Tenha uma capa incrível 
Acredite ou não, as pessoas vão julgar seu livro pela capa. 

Esqueça aquele seu amigo que manja muito de computador. Você precisa de profissionais! Além da bela arte e da fonte certa, o designer deve levar em consideração a lombada e a contracapa do livro. 

A capa do seu livro é a primeira coisa que os leitores em potencial veem. Você não gostaria que sua obra-prima de um manuscrito estivesse escondida atrás de uma capa feia e sem graça, não é? 

Etapa 8: Tenha um design interno impecável 
A publicação de um livro em brochura ou e-book exige muito trabalho de diagramação. A fonte deve caber corretamente em um Kindle ou outro ereader, a lombada e o tamanho da capa em um livro de bolso devem parecer corretos, além disso há problemas potenciais com tamanhos de papel e orientação de página. É preciso se certificar de que a formatação é absolutamente perfeita. 

A diagramação é bem feita quando se torna imperceptível, ou seja, o leitor lê o livro e não sente que existe algo errado ali, somente o prazer em ler. 
Infelizmente, muitos livros são publicados buscando ter o menor número de páginas possíveis, para que se tenha um orçamento mais barato por parte de empresas gráficas, em que muitas só querem vender o papel impresso. Infelizmente, isso é um desastre para o pobre leitor que pega um livro desses. 

Não faça isso. Conte com profissionais experientes que consigam fazer com que ao ler, o leitor possa se preocupar com apenas uma coisa – aproveitar o livro. 


Então meu livro está pronto?

Depois que essas etapas forem concluídas, você terá (com sorte) um manuscrito bem escrito e editado profissionalmente, com uma ótima capa e formatação adequada. Você está pronto para saltar para o mundo da publicação, onde poderá orgulhosamente autodenominar-se um autor. Parabéns! 

Começa agora uma outra etapa, como distribuir e vender o livro e ter um marketing constante de sua obra. Trataremos desse assunto na próxima matéria do blog. 

Deseja contar com profissionais que trabalham todos os dias com estas 8 etapas e podem ser os seus leitores beta? Então, venha conversar conosco!
 


Onde Publicar meu livro

                                          Publique seu Livro
 
Editora Viseu
R. Ver. Basílio Sautchuk, 762 - Zona 1
Maringá - PR, 87013-190
44 3041-2120