Como ser um escritor melhor. - Editora Viseu
Olá, visitante! Login ou Cadastro |

BLOG


Como ser um escritor melhor.

01 de junho de 2020

Como ser um escritor melhor.

A maioria dos escritores, sonham em ser os melhores, entretanto, desistem no meio do caminho. Sabemos que existem diversos livros, sites e vídeos com técnicas literárias que ajudam os escritores, mas, que nem só de técnica vive um escritor e que sim é possível aprender ser um melhor escritor e só depende de você. 
 
Vamos te dar algumas dicas:  

1.    Deixe a crítica para depois, seja somente escritor 

Sempre que decidimos escrever algo, ficamos com o receio de dar o primeiro passo, de não escrever algo bom, do que as pessoas vão achar. E aí você ‘enrola’ por dias e não escreve nada. 
Óbvio que não dá para escrever qualquer coisa, de qualquer jeito, já falamos aqui no blog que é preciso pesquisar, ler, mas, é também necessário colocar em prática tudo que aprender. E colocar em prática significa: escrever. 

Dica: você sempre vai reescrever algo, depois que ler finalizado. Então, escreva depois avalie. 
 
2. Não precisa escrever mil páginas 

Está começando a escrever, então inicie com textos curtos, e perceba seus erros mais facilmente e os aprimore para conseguir escrever uma trilogia, por exemplo. 
Uma boa saída é começar escrever contos que além de aprimorar a sua escrita, ele te ajuda a sintetizar informações para em seguida escrever textos maiores. 
 
 3. A linguagem deve se adequar ao estilo da sua narrativa 

O escritor precisar ter cuidado com a linguagem utilizada, é preciso escolher bem as palavras e adequá-la ao seu estilo de narrativa. Não entendeu? Eu explico, por exemplo, se for um texto mais informal, use uma linguagem mais coloquial, com regionalismos. Entretanto, se for um texto jornalístico é preciso usar um vocabulário mais informativo. 
 
4. Saiba receber críticas 

O primeiro passo é saber receber feedback, sendo ele positivo ou negativo. Essas críticas devem ser um critério de autoavaliação, para você melhorar sua escrita, suas técnicas.  
 
5. Conheça o mercado literário 

Muitos escritores começam suas obras, sem ao menos saber como funciona o mercado de literatura nacional e entram acreditando que é muito fácil. Publicar um livro no Brasil, não é tão simples, nesse artigo te explicamos como funciona, acesse.  
 
Depois de algumas dicas, só precisamos reforçar que: não é fácil, mas só depende de você! Se você quer mergulhar no universo da literatura, escreva, não se preocupe com a aceitação do público, se preocupe apenas com fazer.  
 
Boa sorte!

Newsletter

Quer ficar por dentro de nossas novidades? Assine nossa newsletter.

Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!