Resenha critica de Flávio Augusto - Editora Viseu
Olá, visitante! Login ou Cadastro |

BLOG


Resenha critica de Flávio Augusto

17 de abril de 2019

Resenha critica de Flávio Augusto

     Foi no início dos anos 80 que tive o privilégio de conhecer Flavio Caldonazzo de Castro.
     Ele havia me procurado para ter aulas de piano; porém, tinha certeza absoluta de que estava diante de alguém que era muito mais do que um simples músico. Flavio tinha uma capacidade incrível de aprender obras bastante difíceis e complexas em muito pouco tempo. Não tenho recordações de vê-lo tocando obras simples e infantis durante este aprendizado musical inicial.
     Porém, o que mais me espantava era a sua enorme capacidade e maturidade para “filosofar” sobre tudo.  Muito mais do que “tocar piano”, Flavio tinha a necessidade de entender a sociedade, a literatura, a política e todas as manifestações artísticas e culturais de cada período.  Enfim, nunca foi o tipo de aluno que aceitava passivamente qualquer informação dada.
     Assim, pouco a pouco, percebi que a relação professor-aluno deixava de existir. No fundo, tenho consciência de que muito mais aprendi do que ensinei; e, anos mais tarde, também senti a necessidade de ingressar em uma pós-graduação em Filosofia – uma semente que, certamente, foi plantada por este meu saudoso aluno.
     Por tudo isso, não me espantei quando recebi um exemplar de seu livro “A interdisciplinaridade e a transdisciplinaridade na formação dos estudantes de música” que vem falar, justamente, do quão importante é saber agregar outros tipos de conhecimento para a melhor e mais completa formação do “homem-músico”.
     Um livro que, certamente, deveria ser lido por todos os professores e estudantes de música que, infelizmente, em sua maioria, ainda acreditam que o aprendizado musical pode ser adquirido através da misantropia e do estudo entre quatro paredes.

     Enfim, um livro que recomendo com muito entusiasmo a todos – músicos e não músicos.

     Por: FLÁVIO AUGUSTO. Doutorando em Música pela Escola de Música da UFRJ, Mestre em Práticas Interpretativas pela Escola de Música da UFRJ, Pós-Graduado em Filosofia pela Universidade Estadual de Montes Claros (MG), pianista, professor e “Músico” da Escola de Música da UFRJ.



Facebook: www.facebook.com/pianistaflavioaugusto
Site: www.flavioaugusto.com.br

Newsletter

Quer ficar por dentro de nossas novidades? Assine nossa newsletter.

Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!